Artigo

    

Interoperabilidade crescente

A Microsoft firmou mais uma parceria de colaboração em campos estratégicos com um fornecedor de Linux. O CEO da Xandros esclarece o que esse acordo pode acrescentar para seus clientes.


Por Pablo Hess


por Pablo Hess


Linux Magazine» De que forma o acordo entre a Xandros e a Microsoft difere daquele firmado entre a Novell e a empresa de Redmond? O que exatamente está envolvido? Andreas Typaldos» Nosso acordo é bastante extenso, e cobre áreas de interesse mútuo das duas empresas. Primeiramente, trata da oferta de funcionalidades de gerenciamento heterogêneo que funcionarão com a próxima geração do Microsoft System Center e com o Xandros Systems Management. Além disso, a Xandros licenciará diversos protocolos de comunicação de servidores, o que nos permitirá interoperar competentemente com o Windows® Server. O terceiro item do acordo é o trabalho conjunto das duas empresas e outras parceiras com fins de melhorar a interoperabilidade entre documentos sob os formatos OpenXML e ODF. A proteção aos clientes contra processos por patentes também está incluída, e a Microsoft se compromete a divulgar as distribuições Xandros Server e Desktop como distribuições Linux preferidas, com base em suas importantes garantias de interoperabilidade e propriedade intelectual. Por último, uma equipe especializada da Microsoft receberá treinamento a respeito do valor de nossa colaboração.


Apesar de não ser possível compararmos precisamente os dois acordos firmados pela Microsoft, ambos possuem elementos de colaboração que permitirão um alto nível de interoperabilidade técnica, e criarão uma ponte entre o software de Código Aberto e o software comercial. Reconhecendo o marcante foco da Xandros em ferramentas de gerenciamento multi-plataforma, nosso acordo com a Microsoft dá especial atenção aos avanços nas tecnologias de gerenciamento de sistemas, de forma a reduzir significativamente os custos operacionais de grandes redes mistas de computadores.


Em particular, a Xandros oferecerá agentes de gerenciamento que funcionam com a próxima geração dos produtos Microsoft Systems Center Operations Manager, e estamos muito entusiasmados com as oportunidades que isso abre.


Nossa parceria nos permitirá observar "sob o capô", para irmos além do nível da API


LM» No campo da propriedade intelectual, quais os aspectos envolvidos na parceria? AT» Um dos principais focos de nossa distribuição sempre foi a interoperabilidade. Através do licenciamento de uma vasta gama de protocolos de comunicação de propriedade da Microsoft, a Xandros vai criar uma verdadeira interoperabilidade de ferramentas de gerenciamento multi-plataforma para Windows e Linux.


Nossa motivação é que, no caso da interoperabilidade entre servidores e desktops, a integração que implementamos no nível da API com o BridgeWays é poderosa, mas requer o conhecimento de maiores detalhes das tecnologias proprietárias da Microsoft para atingir resultados verdadeiramente positivos de eficiência e interoperabilidade.


Por isso, nossa parceria nos permitirá observar "sob o capô", para irmos além do nível da API e atingirmos um novo patamar de interoperabilidade Windows-Linux no campo dos servidores.


LM» Especificamente na América Latina, o que podemos esperar a partir de agora quanto à presença da Xandros?


AT» A Xandros está no Brasil há pouco mais de um ano. Nesse período, conseguimos estabelecer uma presença no mercado corporativo como um dos líderes em nosso nicho. Nossos prospectos e nossa lista de clientes continuam crescendo, e em breve traremos mais notícias de nossos sucessos na região, pois nos aproximamos agora de mercados como Argentina e México e estamos organizando simpósios para o fim do ano. Também pretendemos entrar nos mercados de Chile, Colômbia, Peru e América Central nos próximos 18 meses.


A América Latina é um mercado importante e promissor para a Xandros, e estamos firmando fortes parcerias para alcançar cada vez mais clientes.


Como já afirmei numa entrevista anterior à Linux Magazine, a Xandros veio para ficar.

Pablo Nehab Hess foi editor da Linux Magazine, tem mestrado em genética e especialização em bioinformática. É autor de softwares de código aberto para computação científica e tem experiência em administração de sistemas.

Notícias

Vaga para analista de TI com experiência em ECM/GED, BPM e BI

Publicado em: 16/12/2016 às 11:12 | leituras |

Renomada empresa de serviços de consultoria em TI, está em busca de um analista de TI para trabalhar em projetos de implementação de soluções ECM/GED, BPM e BI usando os sistemas Alfresco, Activiti, Bonita, Camunda e SpagoBI.

Nova versão do Scalix Groupware oferece suporte completo a IBM Power & IBM Mainframes

Publicado em: 14/12/2016 às 12:59 | leituras |

A nova versão dá liberdade de escolha às empresas para usar as tecnologias mais modernas oferecidas pelo mercado como base para sua solução de e-mail e colaboração

Software Livre e de Código Aberto: uma questão de economia, não de política

Publicado em: 12/11/2016 às 12:36 | leituras |

Os argumentos apresentados neste artigo são todos aspectos econômicos, e não aspectos políticos. Decisões baseadas em política (e não em economia) devem ser lembradas pelos eleitores nas próximas eleições.

Lançamento: E-book E-mail e Colaboração no Século XXI (grátis)

Publicado em: 29/09/2016 às 9:15 | leituras |

A Linux Magazine, em parceria com a Scalix Brasil e a Linux Solutions, acaba de lançar o novo ebook da série "Technology Report": E-mail e Colaboração no Século XXI. Baixe gratuitamente!

Oportunidade na 4Linux - Vaga para Brasília

Publicado em: 25/08/2016 às 9:58 | leituras |

A 4Linux, empresa de consultoria e treinamento especializada em tecnologia Open Source, está em busca de um profissional com o perfil de analista de infraestrutura Linux pleno, para atuar em Brasília.


Mais notícias

lançamento!

LM 119 | Backup e Restauração




Impressa esgotada
Comprar Digital  R$ 10,90 Digital

  1. Baixe o curso de shell script do Julio Cezar Neves

    Publicado em 07/04/2008 às 19:41 | 405641 leituras

  1. Resultado do concurso "Por que eu mereço ganhar um netbook?"

    Publicado em 30/09/2009 às 3:00 | 175920 leituras

  1. Software público brasileiro na Linux Magazine Especial

    Publicado em 29/07/2011 às 15:07 | 155399 leituras

  1. Lançado o phpBB 3

    Publicado em 13/12/2007 às 18:42 | 154378 leituras

  1. TeamViewer disponível para Linux

    Publicado em 26/04/2010 às 1:27 | 122820 leituras

  1. Lançado o Horde Groupware 4.0

    Publicado em 20/06/2011 às 15:19 | 10760 leituras

  1. FreeBSD 8.0 com ZFS pronto

    Publicado em 28/11/2009 às 0:01 | 9804 leituras

  1. Com 107 mil funcionários, Caixa comprou 118 mil licenças da Microsoft [Atualizado]

    Publicado em 31/03/2014 às 18:29 | 7850 leituras

  1. Microsoft atualiza 49 falhas de segurança nesta terça-feira (12)

    Publicado em 11/10/2010 às 13:26 | 6910 leituras

  1. Usuários ignoram riscos de ameaças móveis, diz pesquisa

    Publicado em 15/05/2015 às 15:48 | 4507 leituras

whitepapers

mais whitepapers